Pular para o conteúdo principal

Por que contratar uma assessoria jurídica?

Por Roberto Gentil Nogueira Leite Junior

 

Costumo dizer que o direito empresarial é semelhante ao corpo humano. Assim como precisamos nos preocupar com a saúde também devemos nos preocupar com a empresa. Muitas vezes deixar de ir preventivamente ao médico significa um diagnóstico tardio e em alguns casos fatal. Pois bem, a empresa é igual. Na maioria das vezes um problema empresarial pode facilmente ser resolvido se identificado prematuramente. Porém, o empresário ou administrador, não tem tempo para se preocupar com estas questões e prefere dispender maior tempo quando o problema começa a se manifestar.

 

O gestor de uma empresa sofre cobranças periódicas dos acionistas, sócios e conselheiros para apresentar resultados, isto é, distribuir lucros. Todavia, nem sempre o lucro, significa uma gestão sadia. Em busca do resultado, muitos administradores acabam por deixar escondidos verdadeiros passivos, que como uma doença começam com uma pequena febre evoluindo para um quadro de pneumonia.

 

Para alguns gestores ferramentas de assessoria e consultoria representam diminuição do resultado, pois para eles são verdadeiros custos. Na minha trajetória profissional tive oportunidade de visitar inúmeros administradores com esta filosofia. A análise deste comportamento é subjetiva, porém, entendo que quando mais cedo conhecer o problema, maiores são as chances de solução. O remédio certo na hora certa, pode ser a salvação da empresa.

 

Em minhas palestras, reuniões, workshops e encontros com empreendedores sempre reforço a importância da contratação de uma assessoria jurídica preventiva para identificação de passivos ocultos em todos os setores de uma empresa. Costumo alertá-los da importância do planejamento trabalhista como instrumento eficaz de contratação, manutenção e rescisão de contratos de trabalho, ou do planejamento tributário como medida efetiva para redução responsável da carga tributária, ou do acompanhamento e revisão de contratos pactuados pela empresa. Portanto, para manter uma empresa saudável é necessário que o administrador tenha uma visão mais abrangente e tenha informações reais para tomar decisões.

 

Por conta disto, para que o administrador tenha uma visão real sobre os negócios, deve empenhar- se na contratação de um escritório de assessoria jurídica para prestar-lhe um serviço de forma preventiva para identificar, corrigir e eliminar eventuais riscos capazes de colocar a empresa e respectivos sócios e/ ou acionistas em risco.  

 

Nesses 15 anos que fundei o Nogueira Leite Advogados Associados, tenho me pautado no atendimento personalizado ao cliente, focado na prevenção e no resultado. Com esta filosofia implantei assessoria jurídica preventiva em diversas empresas de pequeno, médio e grande porte. Para isto investi em insumo humano, com a contratação de profissionais gabaritados, com grande conhecimento jurídico, contábil, financeiro e administrativo, além de investimentos em tecnologia para proporcionar ao cliente segurança e comodidade.

 

Atualmente, tenho guardadas em meus memorandos de trabalho e definição de estratégia, inúmeros cases de atuação preventiva. Em todos eles os riscos foram identificados e sanados, eliminando ou diminuindo, o passivo que ali se formava. Em muitos casos os pontos apurados eram tão significativos que poderiam ter levado a empresa a penúria se não resolvidos em tempo.

 

Por estes e por muitos outros motivos, o administrador e/ ou gestor de uma empresa deve contratar uma assessoria jurídica eficaz para ao lado dele auxiliar a empresa a obter os melhores resultados de forma saudável e perene.

Comentários